-
Arquitetos: Takeshi Hosaka Architects
- Área: 33 m²
- Ano: 2005
-
Fotografias:Masao Nishikawa, Koji Fujii / Nacasa&Partners
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Amor é feita para um casal, em um terreno pequeno de 33 m².
A casa por sua vez, possui formato retangular para se adaptar ao formato do lote. Foi traçada uma grande curva com uma largura e profundidade de um edifício, para distribuir um lugar na cobertura e um lugar do céu com uma curva.
As escadas foram pensadas para acompanhar a curva, subindo do primeiro para o segundo pavimento, criando um espaço principal que "não está no interior, e não é o exterior."
A luz do sol mostra a mudança desde a manhã até o entardecer de maneira muito clara neste espaço.
Aqui, sem nenhum equipamento de iluminação artificial, o espaço é convertido em ambiente onde a luz de algumas velas e a escuridão da noite vivem juntos.
Num dia de chuva, parece que uma cortina d'água acompanha a curva da cobertura. Quando chove, a chuva aqui nem sempre possui o mesmo som.
Chuva tranquila, chuva intensa, chuva com vento... a chuva cria diferentes sons. A luz do sol e da lua brincam na Casa Amor, assim como o vento e a chuva.
As situações são diferentes a cada dia, podemos saber que toda a natureza se prepara na pequena Casa Amor. Um casal escolheu a convivência em todas as coisas para habitar a casa e optaram por não instalar uma televisão para desfrutar deste espaço e sua relação com a natureza.
A casa não separa o interior do exterior, buscando mesclar estas barreiras com formas simples e cores puras.
Nosso sentido e instinto podem ainda continuar com o que se sentia ao ser humano desde os tempos mais primórdios. A casa propicia esta sensação de que se está intimamente relacionado com a natureza.